Pessoa física
Não
Sim
As Unidades de Saúde da Família (USAFAs) são a principal porta de entrada da Rede de Atenção à Saúde do Município de Peruíbe e têm como missão cuidar de você e da sua família.
Cada USAFA conta com Equipes de Saúde da Família (ESF), compostas, no mínimo, por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde, podendo ainda ser complementadas por dentista e auxiliar de saúde bucal.
De acordo com as necessidades de saúde da população, a equipe da ESF pode atuar em conjunto com a Equipe Multidisciplinar (eMulti), formada por profissionais de diversas especialidades, como terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, nutricionista, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta, entre outros.
Nesse modelo, você e sua família — caso residam no mesmo domicílio — terão sempre uma equipe de referência para acompanhar e cuidar da saúde de todos. Essa equipe está preparada para atender bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos, garantindo um acompanhamento contínuo e integral ao longo de todas as fases da vida.
FOCO DE ATUAÇÃO: PROMOÇÃO, PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DA SAÚDE
As Unidades de Saúde da Família (USAFAs) têm como foco principal a realização de ações de promoção, prevenção e tratamento de doenças, visando o cuidado integral da população.
Promoção da Saúde:
Desenvolvimento de atividades educativas e ações em grupo voltadas à melhoria da qualidade de vida. Inclui orientações sobre saúde bucal, gestação, hipertensão arterial, diabetes, planejamento familiar, teste rápido de gravidez, entre outros temas.
Prevenção de Doenças:
Realização de vacinação e acompanhamento da população, desde recém-nascidos até idosos, incluindo as famílias cadastradas no Programa Bolsa Família. Envolve também a realização de exames preventivos de câncer do colo do útero e de mama, testes de glicemia (diabetes), HIV, hepatites B e C, sífilis, entre outros.
Recuperação da Saúde:
Atendimento e acompanhamento de pessoas com doenças agudas ou crônicas, por meio de consultas com enfermeiros, dentistas, médicos e outros profissionais de saúde. Inclui ainda tratamento odontológico, assistência a pessoas em situação de violência ou maus-tratos, fornecimento e administração de medicamentos e soro oral, além da realização de curativos e retirada de pontos.
Endereço: Av. dos Expedicionários, 845 – A, Centro.
Horário de funcionamento: de segunda-feira à sexta-feira, das 08:00hs às 17:00 horas.
E-mail: atencaoprimaria@peruibe2.sp.gov.br
Não informado.
Não informado.
Para ter acesso a esses serviços, é preciso ir até uma Unidade de Saúde da Família mais próxima da sua residência, solicitar informações e realizar seu cadastro. O Agente Comunitário de Saúde (ACS), irá até sua residência e realizará o cadastro. Para esse cadastro, são necessários os seguintes documentos:
Documento oficial de identificação com foto (RG, CNH, Passaporte, Carteira de Trabalho, entre outros);
Cartão Nacional do SUS (Cartão SUS);
Cadastro de Pessoa Física (CPF);
Comprovante de endereço no nome da pessoa (caso seja maior de 18 anos).
Observações: Para pessoas em situação de rua esses documentos não são obrigatórios.
Formas de Acesso:
Ao chegar a uma Unidade de Saúde da Família (USAFA), você será acolhido por um profissional de saúde, que ouvirá suas queixas, sintomas ou necessidade de informações. A partir dessa escuta inicial, será avaliada a necessidade de atendimento imediato (em casos agudos ou de maior gravidade), a realização de procedimentos, vacinação, agendamento de consultas (para moradores da área de abrangência da unidade) ou o encaminhamento para a unidade de saúde responsável pelo território onde você reside.
As ações de cuidado contínuo, como consultas médicas e de enfermagem, cadastros, visitas domiciliares, acompanhamento de condições como diabetes e hipertensão, bem como o pré-natal, são realizadas pela equipe de referência vinculada à sua área.
Por isso, é necessário residir dentro da área de abrangência da USAFA para receber acompanhamento regular e integral.
Encaminhamentos para especialidades:
Quando houver necessidade de consultas ou atendimentos com outros profissionais, como cardiologista, oftalmologista, ortopedista, otorrinolaringologista, cirurgião bucomaxilofacial, entre outros, a Equipe de Saúde da Família fará a avaliação e, se indicado, realizará o encaminhamento e o agendamento por meio da Central de Regulação de vagas Municipal, do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), do AMFITTO, da CADOL ou CAPS e SAPSij, conforme o caso.
Após a consulta com o especialista, é importante retornar à sua equipe de referência na USAFA para a continuidade do acompanhamento e do plano de cuidados.
Visita Domiciliar
As visitas domiciliares são realizadas pelas equipes das Unidades de Saúde da Família (USAFAs) e destinam-se aos pacientes cadastrados nas unidades:
Caraguava, Centro, Guaraú, Bruno Covas (Jardim Brasil), Jardim Veneza, Ribamar, Nova Itariri, Parque do Trevo, Recreio Santista, Santa Izabel, Oásis, Torre e Vila Peruíbe.
Quem realiza:
Todos os profissionais que atuam na USAFA podem realizar visitas domiciliares, de acordo com a programação da equipe e as necessidades de cada usuário. Participam dessas ações médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e profissionais da Equipe Multidisciplinar (eMulti).
Quem recebe visita domiciliar:
As visitas são direcionadas prioritariamente a:
Pacientes acamados ou com grande dificuldade de locomoção (domiciliados);
Pessoas em situação de risco à saúde pública;
Usuários resistentes ao tratamento ou que necessitam de acompanhamento mais próximo pela equipe.
CONSULTAS MÉDICAS
São realizadas por demanda programada (agendada) e por demanda espontânea (no dia e de acordo com a urgência, após classificação de risco prévia realizada pelo Enfermeiro).
Quando acontece: Todos os dias em todo o horário de funcionamento da unidade.
Prioridades: urgências, crianças menores de 2 anos, gestantes, idosos (acima de 60 anos) e pessoas com necessidades especiais.
Urgências identificadas pelo Enfermeiro (classificação de risco): Os casos emergenciais devem ter os procedimentos garantidos, independentemente do número de consultas agendadas e realizadas no período.
Retornos: Os retornos agendados deverão respeitar os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde. Sempre que houver necessidade de consulta de retorno, o usuário deverá sair da unidade com o agendamento em mãos.
CONSULTA DE ENFERMAGEM
Os enfermeiros da Atenção Básicaatuam de acordo com os protocolos da Secretaria Municipal de Saúde e do Ministério da Saúde, garantindo qualidade e segurança na assistência prestada à população.
As consultas de puericultura, bem como as de assistência ao pré-natal e ao puerpério, devem ser realizadas de forma intercalada entre o médico e o enfermeiro, assegurando acompanhamento integral e contínuo.
A prescrição de enfermagem e a solicitação de exames complementares são realizadas conforme os protocolos clínicos vigentes, que definem essas atribuições, e/ou conforme normativas técnicas e decretos que regulamentam tais procedimentos.
ATESTADOS
É realizado pelo profissional médico a emissão de atestado médico sempre que prestar assistência e somente quando houver a necessidade do documento.
A emissão do atestado de óbito é obrigatória desde que o profissional médico tenha prestado assistência ao paciente e que não haja suspeita de causas externas.
Não informado.
PROCEDIMENTOS REALIZADOS
Aplicação de injeção e administração de medicamentos;
Verificação da pressão arterial;
Busca ativa de pacientes que faltam às consultas e contactantes/parcerias de pessoas com doenças transmissíveis;
Retirada de urina da bexiga por meio de sonda de alívio, quando houver indicação médica;
Cuidados com sondas urinárias, abdominais e respiratórias;
Troca de sonda vesical de demora;
Coleta de exames (urina, fezes, sangue e escarro);
Coleta de exame preventivo;
Curativos simples ou com coberturas especiais;
Vacinação;
Nebulização (inalação);
Retirada de pontos;
Hidratação endovenosa, conforme prescrição médica;
Teste rápido para gravidez;
Teste rápido para hepatite B, hepatite C, HIV e sífilis;
Encaminhamento para especialistas quando indicado e com base na avaliação da equipe de Atenção Primária à Saúde;
Verificação de temperatura, frequência cardíaca e frequência respiratória.
EXAMES DIAGNÓSTICOS E/OU TERAPÊUTICOS:
Realizados pelos profissionais da equipe de Atenção Primária, contemplando procedimentos e exames laboratoriais tais como:
Coleta de material de sangue para exame laboratorial;
Coleta ou recebimento de material de urina para exame laboratorial;
Recebimento de fezes material para exame laboratorial;
Coleta de material de escarro para exame laboratorial;
Coleta de exames sorológicos para confirmação de doenças transmissíveis de interesse da saúde pública (Dengue, Sarampo, Rubéola, Zyka, Chikungunya, entre outros);
Coleta de material para exame citopatológico (exame de Papanicolau);
Aferição de glicemia capilar (de acordo com Protocolo municipal e/ou quando houver prescrição do Médico ou do Enfermeiro);
Teste rápido de gravidez;
Teste rápido para HIV, Hepatite B e C e sífilis.
Como realizar o serviço?
Os exames que exigem coleta de material de sangue e de urina para exame laboratorial são agendados mediante avaliação de urgência clínica. Os casos urgentes e que não requeiram coleta imediata são coletados no dia de coleta mais próximo de cada unidade.
Gestantes e pacientes com suspeita de doenças transmissíveis que requeiram diagnóstico precoce e que não requeiram coleta imediata são coletados no dia de coleta mais próximo de cada unidade.
Coleta de material de escarro para exame laboratorial e coleta de exames sorológicos para confirmação de doenças transmissíveis de interesse da saúde pública (Dengue, Sarampo, Rubéola, Zyka, Chikungunya, entre outros) e que não requeiram coleta imediata são coletados no dia de coleta mais próximo de cada unidade;
Teste rápido de gravidez é realizado na suspeita de gravidez.
DIAS DE COLETA DE EXAMES NAS UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA (USAFAS):
2ª feira: Caraguava, Guaraú, Parque do Trevo, Santa Izabel, Recreio Santista, Centro e Jardim Ribamar;
3ª feira: Caraguava, Jardim Brasil, Oásis, Torre, Jardim Ribamar, Santa Isabel;
4ª feira: Caraguava, Jardim Ribamar, Oásis, Parque do Trevo, Recreio Santista e Centro;
5ª feira: Jardim Brasil, Jardim Ribamar, Parque do Trevo, Jardim Veneza e Vila Peruíbe;
6ª feira: Torre, Jardim Ribamar e Nova Itariri.
Horário para coleta de exames nas Unidades de Saúde da Família (USAFAS): 07:00h da manhã.
Tolerância de atraso para a chegada para a coleta: 15 minutos
ATIVIDADES EDUCATIVAS E DE ORIENTAÇÃO À COMUNIDADE:
Orientação alimentar e nutricional;
Práticas corporais e atividades físicas;
Ações educativas em escolas e creches que integram o Programa Saúde na Escola (PSE);
Rodas de terapia comunitária;
Acolhimento e orientação de cuidadores de idosos;
Ações coletivas e individuais de saúde bucal;
Ações de saúde e educação permanente voltadas à vigilância e prevenção das violências;
Planejamento familiar;
Rodas de conversa de gestantes;
Grupos de caminhada;
Orientações para amamentação;
Entre outros, de acordo com a necessidade de cada USAFA.
Como participar?
Compareça ou ligue para a Unidade de Saúde da Família mais próxima e se informe sobre datas e horários das atividades.
UNIDADES QUE COMPÕEM A ATENÇÃO BÁSICA DE PERUÍBE: